terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1986 - Eu Sei que Vou Te Amar


































































































****************************************************************************************
Eu sei que vou te amar é um filme brasileiro de 1986, do gênero drama, dirigido por Arnaldo Jabor.

A direção de fotografia é de Lauro Escorel Filho, os figurinos de Glória Kalil e o cenário é uma casa projetada por Oscar Niemeyer em 1948.






Um jovem casal separado há mais de um ano reencontra-se e resolve viver em duas horas um jogo da verdade sobre tudo o que já lhes aconteceu ,numa psicanálise filmada.ar-se. O clima começa ameno, cada um contando como é melhor estar livre. Lentamente, por trás de uma amizade falsa que ainda resta entre eles, o passado começa a ser revirado. E dele emerge tudo que tentou ser escondido por anos:

Ela amava outro. Ele a traiu várias vezes. Ela sentia-se protegida demais, queria ser quem realmente era. Ele, para sentir-se mais homem, deu para um travesti. Ela, para se sentir mais forte e poderosa, queria ser a putona de Ipanema!

No meio dessa verdadeira dança de acusações, as máscaras começam a cair e com elas, toda a estrutura podre de uma sociedade conservadora e hipócrita que oprime as pessoas a serem o que os outros querem.

A discussão do casal é intercalada por pequenos monólogos, que mostram o que cada um está pensando no momento. Assim, é possível perceber que, mesmo naquela situação, na qual tentam encontrar a verdade, a vontade de mostrar-se mais forte do que o outro faz com que, a cada situação, surjam novas mentiras.

Cada revelação traz consigo mais falsidade. Cada passo para um real conhecimento de quem são e foram, é um passo para trás, que os afasta ainda mais. Até que a racionalidade é colocada de lado e o desejo começa a falar mais alto.

Ele começa a beijá-la. Ela quer, mas tenta esquivar-se. Ele insiste e começa a tirar-lhe a roupa. Ela ameaça chamar a polícia e usa contra ele uma espécie de gás paralisante. Entretanto, o gás é uma espécie de alucinógeno, que não o paralisa, mas faz com que algo semelhante à pomba-gira desça sobre ele. Ela assusta-se e não tem mais coragem de fugir. Ele começa a gritar, dançar balé e derrubar as estantes da casa. O tubo de gás cai no chão e ela também é possuída. Acabam os dois dançando e amando-se no meio de penas e caixas derrubadas. Na seqüência final, os dois, nus, encontram-se deitados à beira mar, com um polvo gigante cobrindo-lhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário