sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fernanda Torres

Fernanda Torres é reconhecida pela inteligência e pelo senso de humor. A atriz conquistou grande popularidade depois de atuar na série cômica “Os Normais”. Discreta quando o assunto é vida pessoal, é casada desde 1998 com o diretor de cinema e publicidade Andrucha Waddington. Fernanda é mãe de Joaquim, nascido em 2000, e Antônio, nascido em 2008.
Início da carreira
Fernandinha, como é carinhosamente chamada pela família e por amigos, foi estudar interpretação aos 13 anos no Teatro Tablado, de Maria Clara Machado. A estreia profissional aconteceu na TV, na novela “Brilhante”, em 1981. Dois anos depois, fez seu primeiro filme, “Inocência”, baseado na obra homônima de Visconde de Taunay e dirigido por Walter Lima Jr. Depois do longa-metragem, passou muito tempo fora do país, viajando a trabalho. Filmou no México, em Portugal e até no Xingu.

Trabalhos em novelas
A atriz nunca esteve muito presente em novelas. Ao todo, foram apenas três: “Brilhante” (1981), de Gilberto Braga; “Eu Prometo” (1983), de Janete Clair; e no remake de “Selva de Pedra” (1986), da mesma autora. Além disso, fez breves participações, como em “As Filhas da Mãe” (2001) e na minissérie “Um Só Coração” (2005).

Foi no seriado “Os Normais”, no papel de Vani, que conquistou o maior reconhecimento na televisão. A atriz só entrou no elenco do programa por insistência do amigo Luiz Fernando Guimarães. Na ocasião, a Globo havia pensado em chamar Andréa Beltrão, já contratada pela emissora. Com muitos compromissos na agenda, Andréa precisou recusar o papel, e coube a Luiz Fernando, idealizador do projeto, convencer a produção a optar por Fernanda. Em 2009, participou de "Sexo Oposto", um quadro no "Fantástico" ao lado Evandro Mesquita.

Teatro
Já nos palcos, sua atuação mais ousada aconteceu com a peça, “A Casa dos Budas Ditosos”, na qual interpretou uma mulher libertina de 68 anos que resolve contar suas aventuras sexuais. A peça fez sucesso no Brasil inteiro e ganhou temporadas estendidas, tamanha a procura do público.

Bem-humorada, ela não tem problemas em revelar seu medo ao estrear nos palcos profissionalmente, em 1983, com a peça “Rei Lear”. A atriz já declarou que teve ataques de riso durante a estreia e chegou a ser repreendida pelo elenco da peça. Para enfrentar o ataque de pânico, ela desenvolveu alguns rituais para trazer calma e sorte: ela pisa no palco com o pé direito e jamais repete um sutiã ou uma calcinha que tenha trazido má sorte.

Cinema
Fernanda Torres prefere trabalhar mesmo com cinema e teatro. Alguns dos projetos mais importantes de sua carreira aconteceram nesses meios, como no caso do filme “Eu Sei Que Vou Te Amar”, que lhe rendeu o título de Melhor Atriz no Festival de Cannes, em 1986. Em 1998, foi a vez de ganhar o troféu APCA de melhor atriz pelo filme “O Primeiro” Dia. No ano seguinte, outro prêmio: Troféu Candango de Melhor Atriz no Festival de Brasília pelo longa-metragem “Gêmeas”. Em 1998, o filme “O Que É Isso, Companheiro?”, no qual interpreta uma guerrilheira, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Depois do sucesso da série, “Os Normais” foi levado ao cinema. O primeiro longa chegou aos cinemas em 2003; e o segundo, em 2009.

Vida pessoal

Fernanda Torres costuma dizer que marido mesmo é somente o pai dos filhos. Mas a união com o diretor Andrucha Waddington é, tecnicamente, seu terceiro casamento. Quando tinha 17 anos, ela se casou com o jornalista Pedro Bial, mas não oficializou a união que durou dois anos e meio. Depois, foi morar com o diretor de teatro Gerald Thomas, que a dirigiu na peça “The Flash and Crash Days”.

Durante os 11 anos de relacionamento com Andrucha, a união foi mantida com bastante discrição. Segundo o produtor e diretor de cinema, a relação chegou ao fim em novembro de 2009. Apesar dos rumores da separação terem surgido no mês seguinte, a confirmação do rompimento ocorreu apenas em fevereiro de 2010. Embora Fernanda e Andrucha tenham sido vistos juntos no Carnaval, ele foi fotografado na companhia da produtora Gabriela Figueiredo no Desfile das Campeãs. "Não houve qualquer tipo de traição", afirmou.

A atriz contabilizou participações em filmes realizados por ele, como “Gêmeas” e “Casa de Areia”. No último, Andrucha teve a difícil missão de filmar uma cena de sexo entre Fernanda e o cantor Seu Jorge. Para não abalar o casamento, os dois combinaram de não dormir no mesmo quarto até que terminassem as filmagens.


A discrição também é aplicada quando o assunto são seus filhos. Quando perguntada por uma repórter se estava tendo enjoos com a segunda gravidez, Fernanda foi direta e respondeu que jamais discutiria isso com a imprensa. A atriz preferiu reforçar o sigilo sobre o assunto após ter perdido um bebê, em abril de 2007.


Talento em família
Arquivo/Quem Acontece
Fernanda Torres entre os pais, a atriz Fernanda Montenegro e o ator Fernando Torres
Ser filha de Fernanda Montenegro não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando se compartilha a paixão pela mesma profissão. Apesar de ter enfrentado essa questão, no começo de sua carreira, Fernandinha nunca ficou à sombra da mãe. As duas, inclusive, já trabalharam juntas em duas ocasiões. Primeiro, no filme “Casa de Areia”, dirigido por seu marido, Andrucha Waddington. Interpretavam mãe e filha que viviam numa região deserta do Nordeste.

Mais tarde, na novela global “Belíssima” (2005), Fernandinha fez uma participação especial vivendo o papel da mãe, a vilã Bia Falcão, só que na juventude.

Mas não foi apenas com a mãe que Fernanda Torres já trabalhou. Vinda de uma família envolvida com a arte, não é raro o encontro entre eles na ficção. Além de ter trabalhado com o marido, também co-escreveu o roteiro do filme “O Redentor” com o irmão, Cláudio Torres, em 2004. A trama contava com a atuação do pai Fernando Torres.


Fonte:Quem

Nenhum comentário:

Postar um comentário